Penny Dreadful - Monstros, assassinos e o horror da antiga Inglaterra


"Penny Dreadful" foi o nome dado a um fenômeno editorial ocorrido na antiga Inglaterra duranta a era vitoriana (entre meados da década de 1830 e início do século XX). "Penny Dreadful" ou "Penny Blood" eram livretos ilustrados - com cerca de dezesseis páginas - que contavam histórias de horrar e custavam apenas alguns centavos. Nesses livretos contavam-se contos que marcariam o imaginário inglês e do mundo com o passar dos tempos.



Vampiros, assassinos, canibais e todo o tipo que personagem bizarro foram se popularizando graças aos livretos de horror da época, isso acabou trazendo a tona muitos escritores que se interessavam pelo gênero e não encontravam modos de publicar seus próprios trabalhos. As historietas tinham aquele "Q" sensacionalista e devido a ignorância da maioria da população, até eram vistas como contos baseados em histórias reais, como se as criaturas e eventos fossem verídicos, o que deixava tudo ainda mais assustador.

O primeiro "Penny Dreadful" publicado foi em um sábado, no dia 30 de abril de 1836, sob o título de "The Lives of the Not Notius Highwaymen, Footpads and Murderes", que em tradução seria algo como: A vida dos não mencionados forasteiros, ladrões e assassinos. A capa do livreto apresentava uma luta entre uma gangue - liderada por Grimes Bolton, um ladrão notável e canibal - e um grupo de guarda-caças. O sucesso do livreto que custava alguns centavos foi tanto, que logo houveram incontáveis outras histórias do tipo sendo publicadas por todo país, com o auge de suas publicações em 1860.


Apesar do primeiro livreto contar uma história com narrativa mais comum e realística, logo os editores perceberam que o público ansiava por contos mais grotescos e aterrorizantes, foi então que as historietas sobre bandidos e arruaceiros foram deixados de lado e então surgiram os contos baseados em crimes reais (de uma forma mais exagerada), como Jack the Ripper (Jack o estripador) e puras criações fantasiosas como Sweeney Todd - The Demon Barber of Fleet Street.


À medida que os gostos mudavam e os tempos passavam, o público mudava, agora melhor instruídos buscavam contos mais bem produzidos e histórias melhor elaboradas. Abrindo as portas para uma leva de escritores e livros memoráveis, os "Penny Dreadful" acabaram sendo esquecidos, no entanto, o gênero lançado pelos livretos ( histórias de horror, de detetives e  sobre crimes reais) continuaram e floresceram com escritores como Charles Dickens, Arthur Conan Doyle e H. G. Wells.

Se você gostou dessa curiosidade compartilha nas suas redes sociais, se caso tiver alguma dúvida ou sugestão deixa aqui nos comentários e nos vemos na próxima matéria aqui do blog. Até mais!

Inspiração: Dangerous Minds
Penny Dreadful - Monstros, assassinos e o horror da antiga Inglaterra Penny Dreadful - Monstros, assassinos e o horror da antiga Inglaterra Reviewed by Lewis Bicho on setembro 15, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário