Muitas coisas que você não sabia sobre "A viagem de Chihiro".


Olá meus queridos, hoje vou falar novamente desse filme que eu amo tanto. A viagem de Chihiro é sem dúvida o filme mais bem sucedido do Studio Ghibli, ganhando até Oscar em 2003 como melhor animação do ano, se você quiser conhecer esse filme ou ver uma análise, dá uma olhada na recomendação que fiz do filme aqui no blog: A viagem de Chihiro, uma boa razão para conhecer o estudio Ghibli.

Caso você já viu a outra matéria e quer saber bem mais sobre essa obra que é favorita de muita gente, acompanha comigo essas histórias que envolvem todo o universo criado por Hayao Miyazaki, sem mais delongas vamos à matéria:


O filme começou a ser produzido antes mesmo do script estar pronto.






Com uma história tão majestosa é de se estranhar que algo assim tenha sido produzido dessa maneira, acontece que a maioria das obras do Miyazaki são feitas dessa maneira, é o jeito dele de se inspirar na própria obra enquanto a cria. Durante a produção do filme não houve muito tempo para que ele pensasse toda a história previamente, numa entrevista comentou o seguinte: "Nós nunca sabemos até onde a história vai, nós apenas continuamos trabalhando até que o filme se desenvolva sozinho"

O filme poderia possuir até 3 horas de duração.

Uma grande dificuldade que o diretor acabou encarando foi a de criar uma história tão complexa de modo que fosse inteligível ao público em um filme, ele até disse que gostaria que o filme possuísse 3 horas de duração com o enredo original e sem os cortes que se fizeram necessários.

Chihiro foi inspirada em alguém real.


Na época que Chihiro foi pensada, Miyasaki estava de férias em uma licença anual e visitava uma cabana que possuí em uma montanha, acompanhado de amigos e familiares. A filha de um amigo próximo criou uma faísca no coração do diretor, que rapidamente se inspirou na garota para criar a personagem. O que é bem curioso, afinal Alice de Lewis Caroll também foi inspirada dessa maneira, enquanto o autor e professor passeava de barco com um amigo próximo e suas filhas, criou a história inicial como um conto para Alice Lidell (filha de seu amigo e inspiração para a personagem).

Chihiro foi pensada para ser uma heroína e ir contra os esteriótipos de personagens femininas.


Durante entrevista o diretor contou que tentava ler Shoujo's (mangás direcionados ao público feminino) para ter uma noção do que garotas se inspiravam na hora de ler, foi então que ele se viu imensamente decepcionado, ao perceber que as personagens costumavam tinham toda sua personalidade e propósitos pessoais baseados em suas relações amorosas.

"Eu senti que aquilo não era algo que as garotas amassem ou que quisessem, então me perguntei se poderia criar algo que fosse mais próximo de heroína...", na entrevista para o  site Nausicaa.net também comentou que "se eu pudesse criar um sucesso que não fosse uma mentira, pois até então criei pessoas que gostaria que existissem. Agora quero criar algo que possa ser simples e sem exageros, desta vez, porém quero algo que elas possam dizer: sim, é dessa maneira... Quero contar uma história neste filme que não apenas os personagens, mas que também aqueles que assistam possam vivenciá-la".

Todo o filme foi pensado com calma para que alguns detalhes fossem impecáveis.


Para se ter uma ideia melhor da atenção e dedicação investida nesse filme, a equipe de arte teve que criar um senso de realismo absurdo. Em uma cena muito especial, Chihiro alimenta Haku em sua forma dragão, onde a personagem abre sua boca para que ele coma a erva especial que salvaria sua vida. Essa cena poderia até ser trivial, não fosse a imensa atenção aos detalhes da boca de Haku, que foi todo estudado e inspirado pela mandíbula de um cachorro real numa visita de membros do estúdio a uma clinica veterinária.

Até mesmo na dublagem alguns detalhes foram bem importantes, como na cena em que os pais de Chihiro que se fartam de tanto comer após amaldiçoados pela gula. Para a gravação dessa cena a atriz e dubladora Yasuko Sawaguchi que deu voz a mãe de Chihiro teve que devorar uma pedaco de frango frito, afim de deixar a coisa toda mais real possível. Na versão americana também rolou algo assim, com a dubladora Lauren Holly comendo uma maçã enquanto grava a cena.

Além desses também temos referências bem sutis a outros filmes do estúdio, como em diversas cenas onde foram-se espalhados ovos de páscoa como referência para o filme: O Serviço de Entregas da Kiki. Além de uma cena em especial em que há um pequena almofada no quarto de brinquedos de Bo (aquele bebê gigante) com a estampa do gato preto  Jiji.


As teorias sobre a origem do sem rosto.


Também conhecida como Kaonashi, ou “sem rosto”, o espírito enigmático No-Face passa por mudanças significativas ao longo do filme. O arte do personagem se assemelha bastante ao do bicho da seda, que possuí um apetite voraz e uma barriga de acordeão que cresce como bastante, com essa sua gula notável, algumas pessoas acreditam que o personagem seja inspirada na espécie.


No livro de Noriko T. Reider (um estudioso sobre o filme), ele conta que se trata de um espirito chamado Tatarigami, descrevendo a criatura como a mesma existente no filme A princesa Mononoke, uma criatura misteriosa que já foi representada em outras diversas obras, como no anime e mangá Inuyasha. Reider apresenta uma profunda análise sobre o filme e o personagem, contando sobre o simbolismo que ela representa baseado na cultura japonesa. Além da teoria de Reider, uma bem popular é a de um fã que publicou no site Reddit sugerindo que a criatura é na verdade um humano que acabou preso no mundo espiritual.

Miyazaki não aceitou o Oscar que recebeu pelo filme.




A Viagem de Chihiro ganhou um Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003, vencendo até mesmo a Disney. Embora isso possa ser de conhecimento geral o motivo só ficou claro após muito tempo desde a premiação. Em entrevista ao The Times durante a Comic-Con, o diretor conta que preferiu não participar de um evento americano, pois era avesso aos ideais de um país que estava bombardeando outro país por questões de interesse político. 

"Na época meu assessor pediu que eu apenas não comentasse sobre o assunto, mas hoje em dia não vejo porque não contar sobre minhas motivações, além do fato que até ele concordava com meus sentimentos a respeito". Muitos do fimes do diretor e de seu estúdio seguem uma linha ideal que prega e conta sobre o pacifismo, como em Princesa Mononoke, Laputa: O castelo animado, O castelo no céu, dentre outros.

A opinião de Miyazaki até mudou depois de mais de 10 anos, pois em 2014 recebeu pela academia do Oscar um prêmio honorário durante o evento. Prêmio este que se dedica a personalidades não por só uma categoria, mas por toda uma vida dedicada ao cinema. 

Nenhum nome foi escolhido aleatóriamente.

No reino fantástico de A Viagem de Chihiro, cada nome assume um significado especial, muitas vezes fazendo alusão que há de especial naquele personagem. Por exemplo, o nome de Yubaba (湯婆婆), que pode ser traduzido como "bruxa do balneário", que denota seu papel na trama, como a dona do banho em que Chihiro acaba trabalhando. Enquanto sua irmã Zeniba (銭婆), se traduz como "bruxa da riqueza". Boh (坊) signfica bebê ou menino, Kamajii (釜爺) significa "Geezer da caldeira" (que é aquele responsável pela manutenção da caldeira).

Conclusão e agradecimento.

Somando tudo que foi contado sobre a obra aqui, temos 8 curiosidades bem legais sobre o filme. Deu um baita trabalho traduzir encontrar todas as informações aqui colocadas, espero que você tenha gostado de se leu até, um grande abraço e até mais. Se for do seu interesse curte a página do facebook e ativa as notificações do blog pro seu navegador, pra assim ficar sabendo de tudo que rola aqui no blog. Até mais!

Inspirações para a publicação: Teoria do RedditScreenRant e Nausicaa.net.
Muitas coisas que você não sabia sobre "A viagem de Chihiro". Muitas coisas que você não sabia sobre "A viagem de Chihiro". Reviewed by Lewis Bicho on setembro 28, 2017 Rating: 5

5 comentários