Mother 3 - Uma franquia de boas ideias


Olá meus queridos amantes de emuladores, abastados pela Nintendo e seus produtos viciantes e lindos. Hoje vamos falar do terceiro game da franquia Mother, sendo Mother 3 um jogo meio lado B da empresa e a até de sua franquia. Earthbound, lançado no Super Nintendo é o título mais popular dessa saga, porém dessa vez iremos falar do terceiro game da franquia.

A Nintendo é provavelmente a empresa mais importante para o cenário gamer e a maioria de suas franquias são super bem produzidas e cativadas. Pra quem conhece ou acompanha, sabe que a empresa não costuma lançar vários jogos aleatórios e nem costumava permitir derivados de seus produtos. Mother é um desses jogos que, apesar de sua pouca popularidade no ocidente, possui fãs bem apaixonados pelas ideias criativas e originais de seus games.


Com Earthbound lançado no Super Nintendo muitas mecânicas no jogo eram inovadoras, mesmo se tratando de mais um rpg de turnos em meio a centenas (como Secret of Mana, Pokémon ou Final Fantasy) este game tinha consigo muitas peculiaridades. Coisas pequenas como na hora de salvar sua campanha, afinal no game isso era feito quando você ligação para seu pai, contando até onde chegou nas sua aventura, para que assim ele pudesse saber o que ocorre com você até o momento e então guardasse na memória, esse tipo de alternativas que foge do padrão, mesmo sendo apenas uma desculpa diferente para uma mecânica comum, cria um laço importante do jogador com o game.

Enredo e Personagens

As histórias de Mother sempre contaram das aventuras de crianças tentando salvar o bairro e consequentemente o mundo, nessas histórias os vilões costumam ser aliens que invadem a Terra por estarem entediados e apenas procuram se divertir fazendo experimentos com as criaturas do planeta. Apesar de isso soar meio aterrorizante, no game tudo isso é levado no bom humor. Os inimigos costuma enfrentar são coisas simples, como bandidos ou arruaceiros que depois dos raios gamas decidem sair por ai infernizando a vida dos moradores, além de animais que você encontra pelo cenários e que saem correndo atrás de você para te atacar.


Em Mother 3 os personagens te ensinaram todos os comandos como uma espécie de piada entre eles e isso é tipico dos jogos da franquia, afinal como personagens, desconhecendo o fato de serem apenas parte de um game poderiam te ensinar um comando? Isso rola com eles te explicando o que fazer mesmo sem entenderem como aquilo pode realmente funcionar. 

O inicio do game tem bem a cara de jogos similares do gênero, com o personagem começando sua aventura acordando e descendo as escadas para ver sua mãe, mas retornando ao quarto para resolver alguma pendencia. O clichê acaba assim que seu primeiro personagem sai pela porta, mas como assim primeiro personagem? Acontece que em Mother você não tem apenas um personagem jogável, na verdade toda a esfera de realidade do game se baseia na relação entre os personagens ditos protagonistas. Em Earthbound você possuia um grupo de amigos que nomeava no inicio do game, porém em Mother 3 você tem como personagens jogáveis a sua família no jogo.


Os personagens secundários tem um papel fundamental no decorrer da jogatina, como exemplo o filho do homem mais velho do vilarejo que possuí habilidades de se infiltrar nos lugares, sendo uma espécie de bandido do bem. Quando você precisar dele, este guardará todo o processo de evolução que teve com você durante o tempo que estiveram se aventurando. 

As pessoas no vilarejo onde se passa Mother 3 são todas pacíficas e nem possuem noção de dinheiro, diferente de Earthbound que se passava em uma cidade normal com todo a noção de dinheiro que temos. A história toda se passa em "Tazmily Village" onde todos tem uma vida pacata, até a chegada dos aliens. Algo sempre constante com a chegada desses seres é a existência da Psi, uma espécie de energia que desperta nos moradores poderes psíquicos, essas habilidades são para justificar poderes nos personagens para deixar toda a experiência mais divertida.


O jogo possuí uma trilha sonora bem apegante, daquelas que faz você abrir o youtube para escutar enquanto estuda ou trabalha, é um som ambiente que em sua maioria são feitos para criar laços, coisa que a Nintendo dá todo o valor em seus jogos.

Conclusão

Mother 3 tem uma história dramática e divertida a ser contada, com todo o ar de um jogo simples de GameBoy, traz consigo uma experiência surpreendente e marcante. O jogo é talvez um dos mais profundos e importantes do console, tanto que me arrependo imensamente de não tê-lo jogado antes.

O criador de Mother


"Shigesato Itoi é homem de apenas um game – em toda sua carreira, trabalhou apenas na série Mother. Mas certamente não é homem de uma só profissão. Fã dos Beatles, este japonês de 57 anos também é roteirista, dublou a voz de Tatsuo no anime Meu Vizinho Totoro, de Hayao Miyazaki, e nas horas vagas era até jurado do programa Iron Chef (um show culinário popular no Japão e EUA)." Blog Hadouken

Tradução e Links

O game assim como muitos outros jogos do GameBoy, tem uma versão traduzida em PT-BR feito por fãs e disponível gratuitamente no site onde a rom pode ser baixada. Sendo produzida com muito carinho provavelmente, pois em nenhum momento você percebe qualquer erro gramático ou traduções desencaixadas. A tradução foi feita pelo site Earthbound Brasil.

Mother 3 (traduzido): Download
Earthbound (traduzido): Download
Mother 3 - Uma franquia de boas ideias Mother 3 - Uma franquia de boas ideias Reviewed by Lewis Bicho on setembro 01, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário