Eu sou a Lenda - Tudo que precisa saber sobre a obra de Richard Matherson
Hoje vamos falar do livro Eu Sou a Lenda de Richard Matheson (1954).
Obviamente você fará uma ligação direta com o filme da Warner Bros, com o Will Smith (2007).
Mas como de costume em adaptações para o cinema, esse filme pecou em muitos aspectos, visto como uma adaptação cinematográfico de um livro. Em primeira instância encaramos o fato do livro ser do gênero Romance Gótico (Terror), em contra-partida ao filme que tem uma pegada de Ficção/Ação com um protagonista herói e seu cachorro escudeiro (lembrando que esse tal cachorro nem chega a ser tão próximo ao protagonista no livro --is just one dog guys)
Gostaria de deixar claro que não sou nenhum HATER do filme, pois acho genial a forma como Francis Lawrence (diretor) cumpriu o que propôs na venda do filme - Um filme de Ação.
Francis foi diretor da adaptação de Constantine, um filme que ganhou o público pela atuação de Keanu Reeves, mas como de costume não podemos dar todo o mérito do sucesso do filme a Keanu pois todo o clima e afins do filme foram dirigidos por Francis.
O diretor após errar feio nesses dois filmes no quesito adaptação, acertou em cheio na saga Jogos Vorazes.
O livro como eu já disse, tem toda uma pegada de terror pois centra no desespero psicológico do protagonista, que a todo momento está em uma discussão interior consigo. Ele se questiona sobre os temores (fraquezas) dos vampiros, sobre como manter o seu abrigo (casa) mais segura e o controle emocional das suas vontades luxuriosas. trepar com as vampiras que a todo mundo tentam seduzi-lo
O livro escrito por Richard foi publicado inicialmente em 1954, tendo outras adaptações. Ele deu inicio ao conceito de mundo pós-apocalíptico através de uma doença. O que mais tarde influenciaria George Romero e seus zumbis em A noite dos Mortos Vivos (1968).
Além do livro, uma graphic novel foi publicada em 2010, adaptada por Steve Niles - com arte de Elman Brown - A história de Robert Neville (protagonista original) é recontada trazendo ainda mais acesso ao material de Richard.
O livro tem como característica principal, questões primordiais da mente humana. A respeito de como um homem reage ao se deparar consigo mesmo durante o resto de vida.
Inúmeras situações afligem a Neville e o autor é extremamente realista, permeando o livro todo entre o realismo e o pessimismo. Demonstrando até onde um ser humano pode se manter são (sanidade) diante a uma situação como esta e deixando de lado questões como o retorno a civilização. O que eu particularmente acho genial.
"Em um mundo de horror não havia salvação através dos sonhos" Richard Matherson
Anos antes da adaptação de Lawrence, Sidney Salkcow e Ubaldo Ragona dirigiram Mortos que matam (The Last Man On Earth - 1964). Uma adaptação bem mais fiel e eu diria até muito melhor que Eu sou a Lenda (2007). Isso devido a dois fatores:
- Primeiro porque é estrelado por ninguém menos que Vincent Price. O
foda omajestoso ator Shakesperiano que inspirou caras como Guillermo del Toro e Tim Burton. - Segundo porque o roteiro é todo construído a partir de fragmentos do livro, pois fica bem aparente que as falas do personagen são idênticas as do protagonista do livro. Além de toda a construção de cenários.
AVISO: O filme é sim em preto e branco, mas vale muito a pena conferir assim mesmo.
Bem meu amigos, essas foram algumas das obras baseadas no livro de Richard.
Apenas para concluir, além desses dois filmes que citei tem também A última esperânça da Terra por Charlton Reston e as outras re-edições do livro como The Last Man On Earth.
Eu fico por aqui e até a próxima matéria com tom de vinho sangue blábláblá como dizem os vampiros.
Eu sou a Lenda - Tudo que precisa saber sobre a obra de Richard Matherson
Reviewed by Só 1 olho
on
outubro 30, 2015
Rating:
Post a Comment